Notícias

04/05/2023

Experimentações Artísticas

As obras foram criadas pelos educandos durante as aulas ministradas pelo Professor Ramon Gadenz da Silva, 8º e 9º ano, Professora Daniele Paiva de Oliveira, 2º ano B e Professora Franciele Martinelli, 2º ano A, ganharam espaço e promoveram o reencontro do IE com a Galeria, através das seguintes propostas:
•    Na história da pintura, temos registro da luz natural (sol, lua, estrelas, raios, relâmpagos) e da luz artificial (fogo). Os artistas barrocos aproveitavam a iluminação de ambientes com a luz de velas e criavam tonalidades amareladas, captando essa luz e suas cores misteriosas. Através desta experimentação, os educandos do 8º ano do Ensino Fundamental II, na atividade prática: “Barroca Iluminação”, vivenciaram a experiência de viajar no tempo através da prática artística.

•    Já os educandos do 9º ano do Ensino Fundamental II, na atividade prática: “Poéticas Tridimensionais”, trazem em suas experimentações artísticas, os Poemóbiles, de Augusto de Campos e Júlio Plaza, onde as palavras são lançadas no espaço, ocupando a tridimensionalidade. No movimento de Arte concreta no Brasil, as palavras são imagens e podem apresentar formas variadas! Eu leio palavras ou vejo uma forma? As letras formam palavras. As palavras formam imagens. Imagem verbal e visual de maneira integrada. Dessa forma, nossos educandos inventaram, nas palavras, novos sentidos e mensagens, transformando-as em esculturas que ocupam o espaço.

•    Os educandos do 2º ano do Ensino Fundamental I, conduzidos pelas Professoras Daniele Paiva de Oliveira e Franciele Martinelli, titulares da turma, com a apropriação e descoberta de novas materialidades e suportes, ampliaram a percepção trabalhando o tema: Moradias. Auxiliando também na formação do senso estético da temática, tornaram capaz de compreender padrões, no ambiente escolar ou até mesmo sozinhas. Os educandos foram estimulados a observar a realidade local, identificar e comparar as moradias, enfatizando as diferenças nos formatos de construções e as condições naturais de diferentes locais do mundo.

“As práticas artísticas, tem como objetivo, promover o protagonismo do educando, onde ele é inserido e se apropria das técnicas e história de determinado período da Arte, e através de sua percepção, faz a apropriação desse conhecimento o transporta para a sua realidade, de seu ambiente familiar, social e cultural. Ampliando sua fruição, auxiliando também na formação do senso estético e crítico do educando, que se torna capaz de compreender padrões artísticos, de definir uma ideia e de utilizar técnicas que são aglutinadas nas experimentações e práticas artísticas, no ambiente escolar ou até mesmo fora dele. Confirmando, que onde houver Arte, não existe fim!” – finalizou o Professor Ramon Gadenz da Silva.

“A amostra foi incrível, reuniu 36 obras (maquetes de moradias), feita pelos estudantes, onde se fez a associação do que se aprendeu em sala de aula com a prática do dia a dia. O projeto partiu de uma simples pergunta: "Prô, as casas são diferentes no mundo todo?", o que gerou uma ampla pesquisa e reflexão sobre os tipos de moradias que encontramos pelo mundo, aliando a arte e a cultura das regiões representadas.” concluiu a Professora Daniele Paiva - 2º ano B.

A exposição permanece aberta ao público até o dia 13 de maio, conforme horário de funcionamento da Galeria Estação de Arte.